
O câncer de nasofaringe se inicia na região, que está localizada na parte superior da garganta e posterior do nariz, próxima à base do crânio.
Vários tipos de tumores podem se desenvolver na nasofaringe. Alguns desses tumores são benignos, mas outros podem ser malignos. É importante discutir com o seu médico qual o seu tipo de tumor.
Carcinoma de nasofaringe
A maioria dos cânceres de nasofaringe é o carcinoma de nasofaringe, que é o tipo mais comum na nasofaringe. O carcinoma se inicia nas células epiteliais, que revestem a superfície interna e externa do órgão. Existem 3 tipos de carcinomas de nasofaringe
• Carcinoma indiferenciado não queratinizado.
• Carcinoma diferenciado não queratinizado.
• Carcinoma de células escamosas queratinizado.
O tratamento é o mesmo para todos os tipos de carcinoma de nasofaringe. Os tipos não queratinizados tendem a responder melhor ao tratamento, mas o estadiamento da doença é geralmente mais importante do que o prognóstico do paciente.
Os carcinomas de nasofaringe contêm grande quantidade de células do sistema imunológico, especialmente linfócitos. O termo linfoepitelioma é ocasionalmente usado para descrever um carcinoma de nasofaringe indiferenciado com muitos linfócitos entre as células cancerígenas. A presença dessas células não costuma afetar a escolha das opções de tratamento. Mas podem ser um sinal para o desenvolvimento de novos tratamentos, uma vez que podem representar a tentativa do corpo de rejeitar o tumor.
Outros tipos de câncer de nasofaringe
• Linfomas. Às vezes se iniciam na nasofaringe. São tumores de células do sistema imunológico denominados linfócitos, que são encontrados por todo o corpo, incluindo a nasofaringe.
• Adenocarcinoma e carcinoma adenoide cístico. São tumores que se desenvolvem nas glândulas salivares menores, mas são mais comumente encontrados na cavidade nasal ou oral.
Fonte: American Cancer Society (24/09/2018)